Etiqueta

Etiqueta é o conjunto de regras cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados em eventos, públicos ou não. São normas de conduta que denotam boa educação, bons costumes. Etiqueta é a arte das boas maneiras.

Modos de servir:

 À Inglesa:
Sua origem se teve há centenas de anos e derivou do costume inglês, cultivado pelo próprio Lord (dono da casa), de servir ele mesmo a refeição aos seus familiares e convidados.

À inglesa, serviço direto:
O garçom apresenta-se com a travessa pelo lado esquerdo, servindo a comida com o uso de garfo e colher na mão direita (sistema alicate)

À inglesa, serviço indireto:
O garçom traz travessas, apresenta-as ao cliente pelo lado esquerdo. Depois, coloca-as sobre o Guéridon, uma espécie de mesa diminuta ou arredondada a fim de apoiar o serviço do restaurante. Serve a comida usando uma colher na mão direita e um garfo na esquerda e, pela direita, serve o prato com a comida. O repasse é feito pelo sistema à inglesa direto. O serviço também pode ser utilizado com o auxílio de um carrinho-buffet. Praticado essencialmente para entradas e sobremesas.

Serviço à francesa: 
Usado em banquetes muito requintados ou em casas de família que contam com o serviço de garçom ou mordomos, o serviço à francesa é o próprio cliente que se serve da comida. Um tipo de serviço bem adaptado ao espírito independente do povo francês. Neste serviço o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo, colocando-a sobre sua mão esquerda com a proteção de um guardanapo de serviço. Os talheres de serviço ficam voltados para a direção do cliente, a fim de que ele possa se servir. O garçom inclina-se ligeiramente para frente, de modo a deixar a travessa o mais próximo possível do prato.

Serviço de prato pronto ou empratado:
Consiste na montagem e decoração dos pratos na cozinha e em sua apresentação já prontos ao cliente. Existem basicamente dois tipos desse serviço: o simplificado, que são usados pratos de tamanho normal, redondos ou de outros formatos, e o sofisticado, que se usam pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche. Em ambos os casos, o serviço é feito pela direita.

Topo